sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O Kindergarten para meu filho

Vamos chegar na Europa no meio de Fevereiro, e eu ainda esta dormindo como "Alice no Pais das Maravilhas".

(Creditos: http://us.123rf.com/450wm/etiamos/etiamos1209/etiamos120900017/15120754-kindergarten-muestra-con-iconos.jpg)
Entrei por curiosidade em alguns sites de Kindergarten próximos da rua que provavelmente vamos morar lá na Alemanha, e  surpresa: todos continham informacoes importantes sobre métodos pedagógicos, espaço físico da escola, horários, quantidade de crianças por sala, mas sobre incrições ou reserva de vagas, todos indicavam um site oficial da Prefeitura de Dresden. Ah? como assim?

Já estranhei quando lia sobre as refeiçoes servidas, as quais estão indicadas que são provenientes da Prefeitura, ai eu fiquei "enrolada", ..., será que eu não estou lendo bem, traduzindo bem o que leio?

Até eu entender o esquema demorou algumas horas mesmo, afinal é tao diverso do que se encontra no Brasil e mal podia acreditar. Eu já havia morado no sul da Alemanha, mas na época eu não tinha filhos e por tanto não me interessava por estes assuntos, nem tinha amigos que tivessem filhos, eramos todos jovens, estudantes, e estas informações passaram por mim sem que eu as conhecesse.

Então, a Prefeitura de Dresden, em particular, tem o controle de todos os Kindergärten (seria o nosso jardim de infância) e babás (acreditem!), e tem um setor que produz e distribui todo o almoço e jantar destas escolinhas.

Por exemplo, no meu caso: quero uma escola para meu filho que terá 4 anos no próximo ano, então eu tenho que entrar no site da prefeitura de Dresden para fazer uma inscrição com dados meus, do meu esposo e do meu filho. E tudo isto tem que ser com uma antecedencia mínima de 6 meses, isto é, eu estou atrasada, eu já tinha que ter feito a solicitação em julho ou agosto.

Depois de feito o cadastro, tenho acesso ao mapa com a distribuição geográfica das escolas na cidade, podendo escolher 5 escolas e colocá-las em uma ordem de prioridade.

No caso de quem precisa de babá, porque o filho é ainda um bebezinho, ai tem que escolher além de uma escola ou berçário, uma babá, ai eu acho que deve ser mais complicado.

Eu não sei como é nas outras cidades da Alemanha, mas em Dresden é assim.  Estas escolas são publicas, e todos tem direitos, pois todos para morarem lá tem que cumprir seus deveres de cidadães ou moradores, pagando impostos e taxas, que são revertidas em serviços sociais. Isto me faz lembrar um país da América Latina: o Brasil, no sentido que assim deveria ser, escola ou creche publica de qualidade para todas as crianças (e haja creche, porque haja criança).






Nenhum comentário:

Postar um comentário